Jogos Regionais de Jales

Depoimentos confirmam: Jogos Regionais em Jales fica registrado como o melhor da história

 

 

Terminou no dia 11 e já deixa saudades o 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, em Jales. Depois de muito esforço e dedicação de todos os que vestiram a camisa, representantes do Comitê Dirigente, Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), Comitê Organizador, comerciantes, atletas, dirigentes e autoridades elegeram a festa esportiva como a melhor da história já realizada na cidade e região. Os depoimentos foram registrados pela Secretaria Municipal de Comunicação.

 

Os números falam por si: mais de 7 mil pessoas envolvidas, 10 dias de competições, 64 municípios inscritos, 22 modalidades esportivas, 22 praças esportivas (em Jales, Estrela d’ Oeste e Urânia), 36 alojamentos (em Jales, Urânia e Vitória Brasil) no maior evento esportivo de Jales promovido pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria Estadual de Educação e Prefeitura de Jales. Recorde também para a organização, segurança e estrutura das praças esportivas, uma das melhores na visão dos atletas.

 

Fonte: Prefeitura Jales

 


 

Boletim Informativo da 58º Edição dos Jogos Regionais de Jales são Divulgados na pagina do Evento

 

 

Para consulta  sobre a realização do evento esportivo do Noroeste Paulista da 58º edição dos Jogos Regionais de Jales está diponibilizado na internet o boletim Informativo das Competições do dia 2 à 11 de Julho.

Todas as informações gerais sobre as modalidades esportivas, Cidades inscritas, Endereço dos Alojamentos, Locais das Competições e Horarios estaram disponíveis no site dos Jogos Regionais através de seus boletins. Já foram divulgados os boletins 01, 02, 03, 04, 05 e 06, clic em cada número correspondente para consulta e pesquisa.

 

 


 

 

Cidades da Região de Jales recebem evento da 58º Edição dos Jogos Regionais

 

 

 

 

A população de Urânia, Vitória Brasil e Estrela D’ Oeste receberão durante a realização do 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, atletas, delegações e, até mesmo, algumas partidas do evento.

 

A cidade de Urânia, localizada há 13km de Jales, recebe três delegações. Na EE José Teixeira estarão alojados os atletas do município de Avanhandava, na EE Profª Elide Aparecida Carlos estará a delegação de Guaraçai e na EE Akio Satoru as equipes de Mirassol.

 

O município de Vitória Brasil, que está localizado há 15km de Jales, recebe a delegação de General Salgado, que está alojada na EE José Nogueira de Souza.

 

Além de alojamento, dois municípios vizinhos também serão sede de algumas disputas. No Ginásio Municipal de Estrela D’ Oeste serão realizadas partidas de basquetebol e futsal e no Estádio Municipal Erminio Martini, em Urânia, haverá disputas de futebol e no Ginásio Municipal de Urânia, voleibol.

 

Fonte: Jogos Regionais / Imprensa

 


 

Noroeste Paulista: Catanduva é Eleita Sede dos Jogos Regionais de 2016 em Congresso Técnico na Câmara Municipal de Jales

 

 

 

 

 

 

 

Os 60º Jogos Regionais já tem local para acontecer. O município de  Catanduva foi eleito, por unanimidade, para sediar a competição em 2016.  Ilha Solteira será a responsável pela organização no ano que vem. A  escolha da cidade sede aconteceu em congresso técnico específico na  manhã de domingo, 06, na Câmara Municipal de Jales, cidade anfitriã dos  58º Jogos Regionais.

 

Candidata única para a competição em 2016, Catanduva foi representada  na cerimônia por dirigentes, atletas e pelo secretário municipal de  Esportes, Jean Bertozzi.Com o voto favorável de representantes de 14 municípios, a “cidade  feitiço”, como é conhecida, foi eleita e aclamada como sede do evento.  Durante agradecimento, Jean enalteceu a confiança depositada e se  colocou a disposição para realizar uma excelente competição.

 

Há 19 anos que Catanduva não sedia os Jogos Regionais. Com a confiança  de vocês faremos este evento ficar marcado na história da Cidade.  Estamos maravilhados com a recepção que tivemos em Jales, a cidade está  fazendo uma das melhores competições e queremos fazer melhor ainda”,  lembrou Jean.

 

Participaram da votação para a escolha da cidade sede os municípios de  Araçatuba, Birigui, Catanduva, Estrela d´Oeste, Ilha Solteira, Jales,  Mirassol, Nhandeara, Novo Horizonte, Penápolis, Santa Fé do Sul, Santo  Antônio do Aracanguá, São José do Rio Preto, Tabapuã e Votuporanga.

 

Fonte: Jogos Regionais / Imprensa

 

 


 

Natação é iniciada no 5º Dia de Competições dos Jogos Regionais em Jales

 

 

 

 

O quinto dia de competições do 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo foi marcado pelo início das competições de natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e judô.

 

Jales entrou em quadra no voleibol, vôlei de areia, basquetebol, futebol, futebol de salão, malha, bocha, tênis de mesa, ciclismo, damas e xadrez. Até o momento, o município ocupa a 4ª colocação na classificação geral, atrás de São José do Rio Preto, Araçatuba e Catanduva, que ocupam o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

 

A estréia da natação no Jogos aconteceu com disputas entre os atletas paraolímpicos na piscina do Clube do Ipê, onde também aconteceram as primeiras partidas de vôlei de praia. O judô teve seu congresso específico e início das competições na EE Dr. Euplhy Jalles. As disputas de xadrez foram realizadas no Nipo Jalesense. O CIEVI - Centro Integrado de Valorização ao Idoso – recebeu as partidas de tênis de mesa.

 

Fonte: Jogos Regionais / Imprensa

 

 


 

 

 Terceiro dia de disputas no 58º Jogos Regionais da 6ª Região foi movimentado para as delegações

 

 

 

 

O terceiro dia de disputas no 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo foi movimentado para as delegações que iniciaram o dia com disputas em diversas modalidades.Além do Karatê, Jales disputou nas modalidades Basquetebol Masculino, Malha, Handebol Feminino, Tênis Feminino e Masculino, Biribol e Damas em diversas Praças Esportivas no município.

 

O sábado foi marcado por competições de Basquete Masculino no Ginásio Municipal Waldemar Lopes Ferraz; Futsal Masculino, na quadra da CooperJales; Vôlei Feminino e Masculino, na Quadra Coberta Municipal de Urânia; Malha nas Cancha 1 e 2 do Jardim Paraíso; Futsal Masculino e Handebol Masculino e Feminino no Ginásio Professora Vera Lúcia Maldonado Martins, no Jardim Estados Unidos; Futsal Masculino e Handebol Feminino na quadra da EM Professora Eljácia Moreira; Vôlei e Basquete no Ginásio Christovan Soler; Tênis Feminino e Maculino nas quadras do Clube do Ipê; Bocha nas Canchas do Paraíso e Futebol Masculino e Feminino no Campo da Fepasa.

 

 

Na pontuação parcial, emitida no Boletim 3 do dia 4 de julho, Jales estava em 4º lugar com 14 pontos. Catanduva encontra-se em 1º lugar (25 pontos); Rio Preto em 2º lugar (19 pontos) e Araçatuba em 3º lugar (18 pontos).

 

Fonte: Jogos Regionais / Imprensa

 

 


 

 Jogos Regionais de Jales Marcam Segundo Dia de Competições com Classificação Feminina no Tênis

 

 

 

 

As atletas do tênis feminino de Jales foram classificadas para as semifinais que acontecem no sábado (05). Na partida de hoje (04) as atletas de Tabapuã desistiram do jogo por estarem machucadas e deram a vitória às atletas jalesenses. A grande final do tênis está prevista para acontecer no domingo (06).

 

 

 

O segundo dia de competições do 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo foi marcado pelas competições de damas, atletismo paraolímpico, tênis, basquetebol, malha, ciclismo e handebol. Devido ao jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo da Fifa, as partidas dos Jogos foram suspensas no período da tarde.

 

 

A delegação de Jales teve disputas de damas, handebol, malha, ciclismo, atletismo e tênis. E segue em quarto lugar na classificação geral com 14 pontos. Em primeiro lugar está Catanduva, com 25 pontos, seguida de São José do Rio Preto, com 19 e Araçatuba com 18 pontos.

 

Fonte: Jogos Regionais / Imprensa

 

 

 


 

Primeiro dia de Competições nos Jogos Regionais  em Jales com Várias Modalidades Esportivas

 

 

 

 

Antes mesmo da abertura oficial do 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São, na noite da quinta-feira, dia 3, diversas modalidades esportivas iniciaram as competições em Praças Esportivas espalhadas por vários pontos da cidade.

 

Na modalidade Malha, se enfrentaram pela 1º Divisão, Catanduva X Ilha Solteira, Araçatuba x Rio Preto e Votuporanga x Birigui. Pela 2º Divisão duelaram Fernandópolis x Valparaíso, Guaraçaí x Glicério, Aparecida d’Oeste x Mira Estrela, Santo Antônio do Aracanguá x Pontalinda, Urânia x Santana da Ponte Pensa e Tabapuã x José Bonifácio. As partidas aconteceram nas Canchas de Malha do Jardim Paraíso.

 

No Ginásio de Esportes Christovam Soler, na Unijales, equipes de basquete de Tabapuã x Castilho, Itapura x estrela d’ Oeste, Avanhandava x Dirce Reis, Tanabi x Santa Fé do Sul, Tabapuã x Tanabi travaram emocionantes disputas. No Tênis, pela 2º Divisão se enfrentaram Santa Rita d’Oeste x Tanabi, Pontalinda x Palmeira d’Oeste e Turmalina x São Francisco, no Clube do Ipê.

 

As equipes de Handebol de Nova Canaã Paulista x Tabapuã, São João de Iracema x Aparecida d’Oeste e Suzanápolis x Tabapuã (feminino), se enfrentaram no Ginásio Profº Vera Lúcia Maldonado Martins, no Jardim estados Unidos.

 

 

 

Atletas da Ginástica Artística e Ginástica Rítmica se apresentaram na EE. Dr. Euphly Jalles e na Unijales na manhã da quinta-feira e as provas do ciclismo foram iniciadas na Estrada do Café.

 

Fonte: Jogos Regionais / Imprensa

 


 

Sucesso na Abertura da 58º edição dos Jogos Regionais em Jales com Grande Público Presente

 

 

 

 

Encanto, emoção e festa marcaram a cerimônia de abertura do 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), Secretaria Estadual de Educação e Prefeitura de Jales, que aconteceu na noite da quinta-feira, dia 4 de julho, na quadra poliesportiva da Cooperativa de Ensino de Jales – CooperJales Objetivo.

 

Após a entrada das 64 delegações que participam dos Jogos Regionais, conduzidas pelo Clube de Desbravadores Águia Dourada de Jales, a Orquestra Sinfônica de Jales, regida pelo Maestro Edivaldo de Paula executou brilhantemente o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Jales. Ainda sob o calor dos aplausos de jalesenses e visitantes, um dos pontos altos da cerimônia emocionou os presentes, a entrada do fogo simbólico feita pelo karateca Diego Pimenta da Silva que passou a tocha para o ex jogador de Basquete de Jales, Dante que conduziu até a Pira Olímpica que foi acesa por Wilson Aparecido Tonelli.

 

Para finalizar o evento, as apresentações artísticas homenagearam o público que compareceu na quadra da CooperJales. O Grupo da Terceira Idade do CIEVI, premiado com medalha de prata no JORI de Catanduva, foi aclamado ao apresentar a coreografia Titanic. Na sequencia, um Fash Mob do Programa Escola da Família empolgou a plateia que também foi ao delírio com a bailarina Eleen Norma e com as três atrações seguidas apresentadas pelos bailarinos da Academia New Corpus.

 

Fonte: Jogos Regionais / Imprensa

 

 


 


História dos Jogos Regionais no Estado de São Paulo

 

 

 

Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, oeste do estado com a finalidade da revelação de novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para Jogos Abertos do Interior.

 

 

Em 1953, os Jogos do IV Campeonato Aberto da Alta Sorocabana que havia voltado a ser em Presidente Prudente, foram incluídos no calendário oficial de eventos esportivos do Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo (DEFE), atual Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

 

 

Nesta edição participaram 1200 jovens, de 22 municípios e foram disputadas as modalidades de basquetebol, voleibol, tênis de mesa, atletismo, ciclismo, xadrez e beisebol.

 

Nesse ano, também foi oficializado pelo calendário do DEFE os II Jogos Nordestinos, que reuniram em Araçatuba dezesseis cidades e cerca de mil atletas, tendo ainda a participação do município de Campo Grande (MS).

 

A denominação oficial só foi instituida em 1956.

 

 

Em 1957 além dos Jogos Nordestinos, que foi realizado em Campo Grande (MS) e do Campeonato Aberto da Alta Sorocabana, surgiu oficialmente os Jogos do Vale do Paraíba, com primeira cidade sede São José dos Campos e os Jogos Araraquarense que aconteceu de forma não oficial, mas em colaboração da DEFE, na cidade em São José do Rio Preto.

 

 

Em 1958, a região dos Araraquarenses teve seus Jogos oficializados e, em caráter experimental, o DEFE organizou os Jogos da Paulista e Alta Paulista e da Média e Alta Mogiana, e no ano seguinte, 1959, a organização oficial dos Jogos Regionais do interior com o Estado de São Paulo sendo dividido em oito (8) regiões: Alta Sorocaba, Nordestino, Vale do Paraíba, Araraquarenses, Média e Alta Mogiana, Paulista e Alta Paulista.

 

Em 1962, com o crescimento dos eventos e do interesse da comunidade esportiva de São Paulo, os Jogos Regionais passaram a abranger, além dessas oito regiões citadas, mais duas áreas, o Litoral e a Zona Sul.

 

 

A partir de 1984, os Jogos Regionais passaram a ser disputados em seis zonas. Foram desmembrados os Jogos Regionais da Zona Sudeste, criando-se os Jogos Regionais do Vale do Paraíba e Litoral Norte, ficando assim estruturados: Zona Norte; Zona Leste; Zona do Vale do Paraíba e Litoral Norte; Zona Sudeste; Zona Centro-oeste. A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiões esportivas. Atualmente, com a emissão da Portaria G. CEL 08/2004, os Jogos foram divididos em 8 oito regiões esportivas com suas subdivisões.

 

 

Os Jogos Regionais, durante todos esses anos, têm alcançado seu objetivo de promover a massificação e o intercâmbio esportivo, contando com um número, cada vez maior, de atletas e de municípios inscritos, revelando valores como Hortência Marcari e Paula, no basquetebol, Aurélio Miguel, no Judô, e Cláudio Kano, no Tênis de Mesa, entre outros.

 

 

O brilho de muitas equipes como de voleibol e ciclismo, do Pirelli, o basquetebol masculino, de Franca e de Rio Claro, e o feminino, de Sorocaba e de Piracicaba, do voleibol, da Olimpikus, entre tantas outras, conferem um espetáculo à parte, para os aficionados do esporte amador, que têm, neste certames, a oportunidade de aplaudir, de perto, grandes estrelas do cenário esportivo nacional.

 

 

Os jogos são sempre realizados, no mês de Julho, para que coincidam com as férias escolares e as escolas possam ser utilizadas como alojamentos ou até como instalações esportivas. Em virtude da Copa do Mundo no Brasil, este ano os Jogos Regionais estarão sendo disputados no mesmo período, aproveitando o recesso escolar.

 

 

 

 

 

Fonte: Wikipédia 

 

 

 

 


 

 

Para outras informações sobre o evento esportivo do Noroeste Paulista visite o site que divulga todas as informações . clique aqui Jogos Regionais de Jales